Feira Vocacional Itinerante
Período: 01/04/2023 à 31/03/2025
A Feira Vocacional Itinerante assume sua responsabilidade social ao auxiliar no processo de formação cidadã de todas as pessoas que participam do evento, quer seja como aluno em formação, quer seja como público da comunidade em geral. Certamente os resultados alcançados incluirão a ampliação do conhecimento e o compartilhamento de saberes, além de refletir no processo de conquista da identidade dos participantes e da compreensão de suas próprias singularidades.
Partindo do contexto local e regional e considerando a finalidade das Instituições participantes desse projeto, a Feira Vocacional Itinerante constitui-se numa oportunidade de apresentar, à comunidade externa, reais possibilidades de formação a partir de instituições públicas, gratuitas e de qualidade.
Para isso, serão realizadas “minis” Feiras Vocacionais nas sedes dos municípios pertencentes a região da Transxingu. Serão formadas equipes, dos cursos ofertados pelas IFE’S participantes, que irão realizar oficinas, apresentação de pôster, apresentações orais e exposição de materiais relativas aos seus cursos.
Serão apresentados também as formas de ingressos nessas instituições, bem como a realização de oficinas sobre os direitos das crianças e adolescentes, educação ambiental e empreendedorismo. Além disso, a Divisão de Assistência Estudantil do campus universitário de Altamira, através de sua equipe de Psicóloga e Assistente Social, irão realizar a Orientação Vocacional (OV) para os discentes dessas escolas.
Por fim, serão realizadas na UFPA-Campus Universitário de Altamira, as III e IV Feiras Vocacionais Integradas no período de 10 e 11 de agosto de 2023 e 08 e 09 de agosto de 2024, respectivamente.
Objetivo Geral
- Contribuir com a universalização do ensino superior e técnico na região da TransXingu[1].
Objetivos Específicos
- Realizar nos municípios da Região da TransXingu, palestras voltadas às formas de ingresso nos cursos ofertados pelas IES de Altamira, apresentação das características dos cursos ofertados pelas IFE’S e oficinas sobre os direitos das crianças e adolescentes, orientação vocacional, educação ambiental e empreendedorismo;
- Demonstrar ao público as possibilidades de formação inicial em IES públicas;
- Apresentar o percurso formativo de cada curso ofertado pelas IES de Altamira;
- Fortalecer parcerias com as instituições de ensino público de Altamira e região;
- Contribuir na escolha profissional dos discentes da educação básica;
- Realizar ações conjuntas entre UFPA, UEPA e IFPA, voltadas a promoção da cidadania e do direito a crianças e adolescentes; e
- Contribuir com a Universidade Federal do Pará para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 - Igualdade de Gênero e ODS 10 - Redução das Desigualdades.
[1] Definição geopolítica e cultural dos 11 municípios que compõem o território da Transamazônica e Xingu. A região, conhecida como “Território da Transamazônica e Xingu – TransXingu”, corresponde a 259.333,34 km², mais de 20% do território do Pará e compreende os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu, Gurupá, Porto Moz e Placas, tendo o Rio Xingu e a rodovia BR-230 como as principais vias de locomoção.
Redes Sociais