Histórico
As discussões para a criação da Feira Vocacional surgiram no final do ano de 2014 a partir dos membros da Divisão de Gestão Pedagógica do Campus de Altamira. Na ocasião foi pensando um evento que respondesse a uma demanda da cidade de Altamira e região, no tocante ao acesso aos cursos de nível superior ofertados pala Universidade Federal do Pará-Campus de Altamira.
Dessa forma, pensou-se um evento que tivesse a participação de toda a comunidade acadêmica do Campus de Altamira. As reuniões com gestores e discentes do campus tiveram início no mês de novembro de 2014, vindo a se realizar somente em 29/05/2015 na área II do Campus de Altamira. Na ocasião, contou com o apoio do 51º Batalhão Infantaria de Selva, com o empréstimo de 01(um) ônibus e 10(dez) barracas e do Instituto Federal de Educação-IFPA, que disponibilizou 01(um) microônibus.
Em 2016 e 2017 foram realizadas as II e III edições, respectivamente. Assim como na primeira edição, os eventos ocorreram na Universidade Federal de Pará, Campus Universitário de Altamira e contaram com várias atividades, dentre elas: visita aos laboratórios, oficinas, minicursos, palestras, mostra de filmes e apresentações culturais.
No ano de 2018, a partir da articulação entre as instituições públicas de ensino superior de Altamira; Universidade Federal do Pará-UFPA, Universidade do Estado do Pará-UEPA e Instituto Federal de Educação-IFPA; foi realizada a “I FEIRA VOCACIONAL INTEGRADA, compartilhando saberes”. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Altamira e do 51º Batalhão de Infantaria de Selva e foi realizado no centro de eventos de Altamira.
Nos anos de 2019 a 2021, por questões operacionais e pandêmicas, não tivemos a realização do evento, o qual retomou no ano de 2022 com a II FEIRA VOCACIONAL INTEGRADA.
Em todas as edições realizadas o projeto FEIRA VOCACIONAL foi respaldado em dois aspectos: o institucional e o comunitário. Quanto ao aspecto institucional, o projeto justifica-se na busca de atender à missão, à visão e a alguns valores da UFPA, IFPA e UEPA.
A UFPA tem como missão: “Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável” e como princípios norteadores: “universalização do conhecimento, o respeito à ética e à diversidade étnica, cultural, biológica, de gênero e de orientação sexual, o pluralismo de ideias e de pensamento, o ensino público e gratuito, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a flexibilidade de métodos, critérios e procedimentos acadêmicos, a excelência acadêmica, a defesa dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente”.
Redes Sociais